Cabelos Dicas

Como cuidar dos cachos no verão

É verão! Quem ama a estação do sol está se preparando para curtir a praia e piscina. Mas como a gente ama o verão mas também ama nossa juba, trouxe algumas dicas de como cuidar dos cachos no verão.

Nessa época é importante não descuidar da cabeleira, para ela não ficar danificada e depois dar o maior trabalhão para recuperar. Como eu vivo dizendo que é melhor (muuuito melhor) prevenir do que remediar, vamos cuidar dos cachos no verão de forma PREVENTIVA.

Na hora de escolher o seu finalizador, prefira produtos que tenham proteção UV. Eles servem como “Protetor solar para o cabelo”, evitando que os raios solares causem danos aos fios.

Dê preferência a produtos liberados (shampoo, condicionador e máscara de hidratação) – livres de sulfato, petrolatos, parafinas e parabenos – Alguns produtos podem possuir parafinas e parabenos, ou apenas parabenos e mesmo assim serem descritos como “liberados”. Quanto menos dessas substâncias o produto conter, melhor.

POR QUE ESCOLHER PRODUTOS LIBERADOS NO VERÃO?

Os produtos “não liberados” (principalmente os que possuem petrolato na composição), formam uma “capa” nos fios, evitando que os nutrientes penetrem nas fibras capilares. A exposição excessiva do nosso cabelo ao sol, água salgada e cloro da piscina, exige uma reposição de nutrientes mais eficaz, para evitar o ressecamento e danos aos fios.

Mesmo usando produtos com proteção UV, é muito importante atentar aos horários de exposição ao sol.

Assim como a nossa pele, nosso cabelo também também sobre com a exposição excessiva aos raios solares. Prefira ficar no sol nos horários até as 10:00 ou depois das 16:00.

O calor excessivo da chapinha e do secador retira a umidade dos fios deixando-os ressecados e mais propícios a quebra. No verão esse efeito se intensifica, por isso, evite ao máximo usar chapinha e use o secador sempre no jato frio ou morno. Se possível, deixe o cabelo secar naturalmente.

Caso você precise muuuito da chapinha e do jato quente do secador, confira algumas dicas para evitar danos aos seus cachos no verão:

  • Use um protetor térmico.
  • Não utilize muito finalizador antes do procedimento.
  • Hidrate o cabelo antes e depois.
  • Não use a chapinha com o cabelo úmido ou molhado.
  • Alterne o jato do secador entre o quente e o frio

A maioria dos shampoos possuem sulfato, e mesmo os shampoos com agentes limpantes leves, se usados todos os dias podem reduzir ou retirar completamente a oleosidade natural dos fios.

No verão é normal lavar o cabelo mais vezes, seja por causa do calor e suor excessivo ou pelas idas frequentes à praia e piscina. Para não usar shampoo todos os dias você pode recorrer a técnica de Co-wash. Que consiste em lavar o cabelo com condicionador.

Assista o vídeo lá do canal e saiba como fazer:

Óleo vegetal + Cabelo cacheado = Amor eterno. Nossa queridinha umectação é essencial para manter os cachos nutridos e devolver a oleosidade dos fios. Lembrando que para a umectação ser benéfica, ela precisa ser feita com óleos 100% vegetais.

Quer saber mais sobre óleos vegetais no cabelo? Dá uma olhadinha nesses posts aqui:

Como usar óleos vegetais no cabelo

Umectação capilar de óleo de coco e cenoura

Dica adicional:

Veja os posts no blog sobre cronograma capilar:

5 receitas caseiras para o cronograma capilar

Cronograma capilar para cabelos danificados

Cronograma Capilar para cabelos cacheados

E aí, gostou do post? Tem alguma dica que eu não disse aqui? Conta pra mim nos comentários.

Beijos :*

Veja também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: